O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, recebeu em audiência, esta terça-feira, o Bispo da Conferência Anual do Leste de Angola da Igreja Metodista Unida, Moisés Bernardo Jungo.
À saída do encontro, o Bispo afirmou aos jornalistas que a audiência teve como principal objectivo reforçar a parceria entre a Igreja Metodista Unida, ao nível da Conferência do Leste, e o Estado angolano.
"Estivemos com o Senhor Presidente da República no quadro do reforço da cooperação entre a Igreja Metodista Unida e o Estado angolano. A conversa foi bastante frutífera", afirmou.
Recém-nomeado para o cargo de Bispo no Leste de Angola, Moisés Bernardo Jungo apresentou ao Chefe de Estado as principais linhas de acção da Conferência, cuja sede se encontra na província de Malanje. Entre os principais eixos de intervenção, destacou-se o apoio ao Governo em sectores como a saúde, a educação, a agricultura e o apoio social.
"Manifestámos a nossa intenção de reforçar a parceria com o Governo. Os teólogos dizem que aquilo que o profeta sabe, o rei não sabe", declarou, sublinhando a importância do diálogo entre a Igreja e o Estado.
O Bispo defendeu que deve haver um canal de comunicação permanente entre ambas as entidades, de modo a identificar as áreas prioritárias de actuação. “Tanto o Governo como a Igreja devem apresentar as suas necessidades, para que se defina onde cada um deve intervir em benefício do povo”, explicou.
Referiu ainda que a Igreja Metodista Unida se encontra num bom momento, mas destacou a necessidade de revitalizar as infra-estruturas antigas e ampliar o alcance da evangelização. “É preciso alavancar a Igreja, não apenas no aspecto espiritual, mas também nas infra-estruturas, para melhor servir o povo de Deus”, disse.
Na ocasião, o Bispo destacou a agricultura como base essencial para a industrialização do país, defendendo uma união de esforços entre o Governo e a Igreja para atingir esse objectivo comum.
Durante a audiência com o Presidente da República, o Bispo Moisés Bernardo Jungo fez-se acompanhar do Bispo Gaspar João Domingos, da Conferência Anual do Oeste de Angola.
A Conferência Anual do Leste de Angola da Igreja Metodista Unida com sede em Malanje abrange ainda as províncias do Bié, Cuando, Cubango, Moxico, Moxico Leste, Lunda Norte e Lunda Sul.
1 comentário
Comentário 1 por Georgetat 21 de Junho de 2025 às 15:07
Sawubona, bengifuna ukwazi intengo yakho.