O Bispo Gaspar João Domingos foi condecorado, esta sexta-feira, pela Presidência da República de Angola, durante a cerimónia alusiva às comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, efeméride que se assinala em Novembro deste ano.
O Bispo da Conferência Anual do Oeste de Angola recebeu a distinção na Classe Paz e Desenvolvimento, das mãos do Presidente da República, João Lourenço, como reconhecimento pelo seu contributo à edificação da Nação.
Em declarações à imprensa, o Bispo expressou gratidão pela distinção, sublinhando que esta representa um incentivo à valorização das conquistas nacionais. “É um grande estímulo para a contínua preservação e valorização das conquistas que o país já granjeou. Olhar para homens e mulheres, membros da igreja e não só, que deram o seu contributo para que a paz fosse mantida e o desenvolvimento assegurado, é motivo de orgulho”, afirmou.
O Bispo Gaspar João Domingos destacou ainda o papel da Igreja Metodista Unida na história nacional, referindo que a distinção honra toda uma geração comprometida com Angola. “Carregamos connosco o sentimento de toda uma comunidade que tem Angola como sua agenda diária”, afirmou. Acrescentou também que, quando se trabalha por uma causa justa, “não se sente o peso, sente-se prazer em contribuir para a progressão da Nação”.
Na véspera, quinta-feira, o Bispo José Quipungo, reformado e ligado à Conferência Anual do Leste de Angola, foi igualmente agraciado pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, com a Medalha na Classe Independência Nacional.
Outras figuras ligadas à Igreja Metodista também foram condecoradas nomeadamente Joaquim de Figueiredo, Professor Nobre Pereira Dias, Reverendo Job Baltazar Diogo, Reverendo Francisco de Castro Maria, Reverendo Gaspar Adão de Almeida, Generoso de Almeida e Dona Marilina de Carvalho, esposa do Bispo Emílio de Carvalho.
Ambas as distinções foram atribuídas ao abrigo da Lei n.º 2/25, de 18 de Março de 2025, que institui a Medalha Comemorativa dos 50 anos da Independência de Angola, destinada a homenagear personalidades que, pela sua acção histórica e social, deixaram um legado relevante para o país.
Refira-se ainda que o Bispo Emílio de Carvalho foi o primeiro a ser condecorado na Classe Independência Nacional, a 4 de Abril de 2025, numa cerimónia anterior integrada neste mesmo processo de reconhecimento nacional.
O processo de condecoração tem vindo a ser conduzido pela Presidência da República com o objectivo de homenagear figuras cujas trajectórias tiveram um impacto significativo no fortalecimento da soberania, coesão e desenvolvimento de Angola.
0 comentários